Dominando o Second Life - Tudo que você sempre quis saber, em um único livro!
 
Pesquisa personalizada

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Dica: configurando o Firewall para permitir acesso ao Second Life

Firewalls são programas de monitoração de tráfego interno e externo, usados para proteger um computador ou uma rede de computadores de ataques realizados a partir da Internet ou da própria intranet. A sua presença é uma garantia a mais para o usuário de que a máquina está protegida, mas infelizmente também significa que o cliente do Second Life será impedido de acessar a Internet até que alguém configure a ferramenta de proteção corretamente.

Em computadores domésticos rodando Windows, em geral o próprio instalador é capaz de instruir o firewall existente a liberar as portas necessárias para o cliente do Second Life e para os programas SLVoice.exe e SLVoiceAgent.exe que fornecem suporte a voz dentro do metaverso. No entanto, é preciso saber o que fazer quando algo sai errado e como configurar o acesso ao SL em empresas que usam soluções de Firewall corporativos muito mais complexos.

Dada a diversidade de opções existentes no mercado para as três plataformas em que o Second Life suporta atualmente, não temos como apresentar aqui roteiros de configuração para produtos específicos. Partiremos do pressuposto de que você já fez isso antes para outros programas como Skype e Emule e nos concentraremos na lista das portas que devem estar liberadas para que o Second Life funcione corretamente.

Adicione as seguintes portas às regras de firewall para permitir tráfego interno e externo:

Porta 80/TCP
Porta 443/TCP
Porta 12043/TCP
Porta 12035/UDP
Porta 12036/UDP
Porta 13000-13050/UDP

Para fornecer o suporte a voz, é necessário liberar ainda as seguintes portas:

Porta 21002/TCP
Portas 12000-13000/UDP
Porta 5060 ou 5062/UDP



Uma vez feito isso, você já poderá acessar o mundo virtual! Tenha em mente que por mais que pareça chato este tipo de configuração, e de fato é, temos que nos proteger em uma Internet cada vez mais repleta de espertinhos que usam ferramentas de invasão cada vez mais poderosas e fáceis de usar e consultam com frequência as listas de vulnerabilidades nos sites de segurança para descobrir falhas em programas com grande popularidade como é o caso do Second Life, Emule, clientes do Torrents, Windows Live Messenger (MSN), etc. Para evitar dores de cabeça futuras, temos que nos proteger sempre!

0 comentários: