Dominando o Second Life - Tudo que você sempre quis saber, em um único livro!
 
Pesquisa personalizada

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Dica: Descobrindo o que está causando lag...

Descobrir o que está causando lag (lentidão e travamentos) no viewer do Second Life é relativamente simples com a ferramenta incluída pela Linden Lab em seu cliente oficial. Para descobrir a origem do problema, basta clicar no menu Ajuda e selecionar a ferramenta Lag Meter. Será exibida uma janela informando o status de cliente, da rede e do servidor que está rodando a região que você está acessando. Confira na imagem a seguir.



Veja que a ferramenta usa um sistema de cores semelhante ao adotado em sinais (semáforos):

Verde indica que não foram encontrados problemas.
Amarelo indica que existe algo funcionando abaixo do esperado.
Vermelho indica que algo está comprometendo seriamente a performance e a sua experiência dentro do mundo virtual.


Importante: Explicarei em um post futuro o que pode ser feito para combater o lag real. Por ora, gostaria de chamar a sua atenção para um problema importante que pode estar afetando a sua conexão sem que você saiba. Vários provedores de acesso a Internet tem praticado o que é conhecido tecnicamente como Traffic Shapping para poupar os seus recursos. Isso significa que quando você está acessando apenas sites da Web (ou seja usando os protocolos HTTP e HTTPS nas portas 80 e 443), você consegue utilizar a sua velocidade normal contratada ou boa parte dela, mas se você tenta usar outros serviços como Second Life, VoIP e compartilhamento de arquivos P2P (Emule, Torrents,etc), a sua velocidade cai absurdamente, no caso do Virtua para 30 Kb/s. No final das contas, você paga um valor alto, não recebe um serviço de qualidade e ainda procuram te enganar quando você aciona o suporte técnico. E o pior é que para o leigo pode ficar a sensação de que a culpa pela lentidão é da Linden Lab e do Second Life em si! Consulte uma vez mais a imagem e veja que o servidor está "voando"!

Há inúmeros vídeos e tutoriais na Internet demonstrando como comprovar que o seu provedor está executando esta prática ilegal (procure no Google no You Tube). Infelizmente, o software e o Hardware usado para implementar esta filtragem está ficando cada vez mais poderoso e complexo, o que está tornando a maior parte das soluções propostas na Internet para burlar o bloqueio ineficázeis. Só nos resta então apelar para a Anatel e o Procon e em último caso processar o provedor que se acha no direito de escolher o que podemos ou não utilizar na Internet.

À título de curiosidade, a minha conexão com a Internet deveria ser de 6 Megabits... Sinceramente, você acha que eu precisaria de uma conexão dessas apenas para atualizar o blog, ver outros sites e acessar os meus emails? E ainda tem provedor por aí alardeando aos quatro ventos que ganhou prêmio... Na Sibéria não tem nada disso!!!

0 comentários: