Amigos,
muitos de vocês já ouviram falar em um jargão que é bem conhecido entre os Webmasters (administradores de sites), o PageRank. Trata-se de um mecanismo criado pelos fundadores do Google e que é usado para medir a importância de um site e mesmo de páginas individuais em uma busca. Através desta classificação, cada página indexada recebe um número de 1 a 10 que indica a sua relevância para o Google. Deste modo o site ou blog que não possui quase nada publicado recebe um valor 1 (0 corresponde a uma página não rankeada) e o que possui um número gigantesco de links partindo dele e também direcionados para o mesmo (backlinks) recebe um valor 10, como é o caso do Orkut.
A ferramenta de busca utiliza este critério como um dos principais na hora de ordenar os resultados de uma pesquisa e muitos utilizam dos mais sujos artifícios para tentar burlar os bots do Google que são responsáveis por visitar e indexar as páginas cadastradas. Como a maioria das técnicas utilizadas são detectáveis, com frequências sites e blogs são punidos e EXCLUÍDOS dos resultados de busca do Google e de outros motores de busca! Não acredita que isso seja possível? Detectar os truques dos metidos a espertalhões é muito simples, uma vez que o Google nem sempre se identifica como um bot e quando essa checagem ocorre, ele compara o código HTML retornado em ambos os casos para detectar se não está ocorrendo o que é conhecido como Cloaking.
Outras técnicas ilegais muito comuns são a venda de backlinks, o uso excessivo de palavras-chave e o uso de spamlinks em comentários que também estão sendo combatidos e podem ser denunciados pelos webmasters, uma vez que existe um interessante verdadeiro de tornar os resultados das pesquisas o mais proveitoso possível para os usuários.
Sabendo disso, o caminho natural para quem quer atingir boa visibilidade na ferramenta de busca sem o risco de botar tudo a perder é conhecer as técnicas lícitas de SEO, trabalhar duro, criar serviços que sejam realmente úteis para a comunidade e postar, postar,postar...O bot do Google ama esse tipo de comportamento e passa a visitar o seu site várias vezes por mês. E sempre que publicamos conteúdo inédito, o Google detecta e nos dá pontos que vão sendo acumulados para que possamos ao longo do tempo subir de nível.
Toda essa overview sobre pagerank é para que os nossos leitores possam entender a boa notícia que temos para compartilhar com vocês: o Second Life Radar alcançou o PageRank 3 antes de mesmo de completar um mês! Para que você tenha uma idéia do que significa esta façanha, há muitos sites e blogs que estão na Internet há anos que são nível 3 e mesmo dentre aqueles que publicam com frequência. Qual o nosso segredo? Trabalho, dedicação e verdadeiro prazer em compartilhar o conhecimento! Em pouco mais de um mês de existência já ultrapassamos os 100 posts publicados e cada um deles contém informações relevantes para nossos leitores, ou seja, não estão lá apenas para fazer volume.
Obviamente, ainda demorará alguns meses até atingirmos o PageRank 4, uma vez que este nível envolve um crescimento considerável, mas estamos no caminho e temos muito a partilhar e a aprender com nossos leitores!
Há vários sites na Internet que oferecem pesquisa de Pagerank do Google para páginas Web, mas a forma mais simples de se obter esta informação de cada página visitada é instalando a Google Toolbar, disponível para download em:
http://toolbar.google.com/
Ao instalá-la, você ganhará um botão que apresenta sempre o PageRank da página atual. Para exibí-lo em uma tooltip, basta parar com o mouse sobre o mesmo.
Em breve voltarei com outras boas notícias, se Deus quiser! E de coração, muito obrigado pelas visitas e pelas sugestões! O que nos motiva a fazer o nosso trabalho é justamente esta interação que estabelecemos com nossos leitores. Sempre que você gostar de algo ou não gostar, sinta-se a vontade para nos avisar!
Grande abraço,
Cláudio Ralha
Fonte: Second Life Radar
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário