Dominando o Second Life - Tudo que você sempre quis saber, em um único livro!
 
Pesquisa personalizada

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Copybot continua sendo uma fonte de dores de cabeça para empresários do Second Life!

Infelizmente, o uso de Copybot continua sendo possível dentro do Second Life, o que significa prejuízos para os empresários que que trabalham honestamente, torna possível a certos picaretas enriquecerem de forma ilícita com a venda de produtos pirateados e ainda a clonagem de conteúdo de terceiros que serão posteriormente recriados em seus próprios metaversos, graças ao projeto OpenSim. Para quem não sabe, o Copybot tem as mesmas funcionalidades do Second Inventory e muito mais, pois não há limitações impostas para garantir a propriedade intelectual. Isso é frustrante, revoltante para o criador legítimo e já fez com que muita gente boa deixasse o Second Life!

Copiar o trabalho de terceiros com essa ferramenta é algo trivial e não mostra nenhum tipo de talento do seu utilizador, o difícil é criar do zero! Só quem constrói cortando e ligando primitivas, programa scripts complicados cheios de truques que visam burlar as limitações da linguagem LSL ou sofre no Photoshop perseguindo a perfeição de cada textura sabe o trabalho que dá e o tempo que se gasta para chegar a um resultado de qualidade. Quem faz uso do Copybot só demonstra falta de escrúpulos.

A grande verdade é que todos os sistemas de segurança que você vê instalados dentro do Second Life são ineficazes contra as versões mais recentes do SLBot (nome atual da praga) pois não adianta dar !quit (algo como "vá de retro Satanás" para as primeiras versões do programa) ou coisas do gênero. O vídeo a seguir foi postado recentemente no You Tube e me motivou a tocar novamente no assunto.





Dentre as possibilidades desonestas oferecidas por esta ferramenta está a sua capacidade de logar com um grande número de bots em uma mesma região ou em locais diferentes, o que acarreta vários problemas:

  • Aumenta o tráfego do lugar de forma fraudulenta. Esta prática persiste mesmo depois que a Linden aboliu a guia de lugares populares e passou a desincentivar o camping.
  • Gera um lag insuportável em certos casos.
  • Faz com que certos grupos aparentemente possuam um grande número de usuários online. No entanto, quando tentamos nos comunicar com alguém, ninguém responde. Isto ocorre muitas vezes porque somos o único humano no grupo!
Além de copiar texturas e mesmo construções inteiras que são exportadas para arquivos .xml e depois recriadas ao bel prazer do infrator, o SLBot ainda permite clonar o visual inteiro de avatares, exportando todos os itens de vestuário e o skin que o compõe. Os arquivos são salvos pelo programa nos formatos TGA e Jpeg2000 e podem ser então reimportados pelo pirata.

O que mais irrita a quem é desenvolvedor e conhece a fundo o protocolo utilizado pelo Second Life, a plataforma .NET e a libsecondlife (biblioteca utilizada pelo programa) é que é perfeitamente possível detectar quem utiliza o programa, mesmo sem estar na ilha onde a violação está ocorrendo (e não adianta utilizar o cliente da Onrez no lugar do cliente oficial como no vídeo achando que isso diminuirá as chances de ser descoberto). Consequentemente, é só uma questão da Linden Lab desejar de fato punir quem está violando o termo de serviço para que grandes surpresas aconteçam.

Não vou mencionar aqui detalhes sobre como é possível detectar a presença tanto dos bots quanto de quem está controlando eles para não facilitar as coisas para quem pratica atos ilegais, mas saiba que é possível. É claro que isto não impedirá que os espertalhões continuem a copiar conteúdo para outros mundos virtuais baseados no OpenSim usando contas Alt, mas pode significar a perda de pequenas fortunas no SL acumuladas por certos donos de lojas na hora que a Linden resolver tomar uma atitude... Felizmente, quem não deve não teme e é nessa hora que o comerciante que trabalha honestamente coloca a cabeça no travesseiro e dorme tranquilo!



Fonte: Second Life Radar

1 comentários:

Anônimo disse...

Pra variar, brasileiros. Não é pra menos que estamos sendo ridicularizados e sofrendo preconceitos na maioria das comunidades. É só comentar que você é brasileiro em público em qualquer evento internacional mais badalado e pronto, é banido, ejetado de grupos, de foruns, sem contar a baixaria que se aguenta em muitos casos. Por um lado eu entendo essa revolta e esse comportamento contra nós brasileiros, realmente estamos mal na foto. Se você é brasileiro e criador legítimo, esconda sua nacionalidade, não fale português, não tenha um perfil que lembre o Brasil, caso contrário uma boa parte de seus clientes evaporarão e sua reputação vai ser posta em prova. E mais, faça o possível para que seus produtos não agradarem o público brasileiro, assim vc tem menos chances de ser roubado.

E triste mesmo é ver esses usuários de copybot se achando o máximo, sendo os "espertos" ganhando milhares de lindens frutos de roubo e depois trocando esses lindens por reais graças a outros brasileiros burros, que ainda acham que estão fazendo um bom negócio comprando esses produtos (as vezes pagando até mais caro que os originais!) e ainda comprando lindens desse pessoal - pq esses não trocam via LindeX e sim vendem para outros brasileiros, por fora. É o jeitinho brasileiro de fazer negócio!

O que esse pessoal não percebeu ainda é que eles não são espertos. Fazendo isso só estão assinando seus próprios atestados de incompetência.

Tem dias que torço para o Brasil sumir das buscas do SL, que não se invista mais em SL no Brasil, que a cada dia mais ilhas brasileiras sumam do mapa. Assim quem sabe esse pessoal tb se manda e vai tentar ganhar algum com opensim (se é que alguém confia nisso, se até a LL pisa na bola as vezes, imagina o que não vai rolar nas cobranças, administração e segurança nos opensims).

Eu realmente espero que a LL faça algo contra os copybots. Impedir 100% o uso é impossível, mas eles tem como identificar estes ladrões facilmente. Resta saber pq eles não fazem um log desses acessos. Será mesmo que não fazem? ;)