Dominando o Second Life - Tudo que você sempre quis saber, em um único livro!
 
Pesquisa personalizada

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dica: como descobrir qual a placa gráfica instalada na sua máquina!

Em algumas situações, precisamos saber qual a placa gráfica instalada na máquina onde o cliente do Second Life já está rodando. No livro Dominando o Second Life, publiquei o procedimento de checagem da placa a ser aplicado no Windows XP e no Windows Vista, para que o leitor soubesse se a sua máquina era ou não capaz de rodar o programa. É importante se ater a esse detalhe porque muita vezes o computador em questão tem uma placa que suporta OpenGL e o cliente do Second Life só não inicia corretamente porque é preciso atualizar o driver de vídeo.

Sabendo disso, vamos falar agora de uma outra maneira de descobrir qual a placa instalada, deste vez aplicável a todos os sistemas operacionais e voltada para quem já utiliza normalmente o Second Life. Mas para que isso é útil, afinal? Simples, há recursos novos que não rodarão em todas as máquinas por limitações de hardware e mais cedo ou mais tarde você vai querer saber o porquê das fotos do seu amigo ficarem fantásticas e as suas não (e ele jura que não usa Photoshop), o porquê de você não visualizar sombras dinâmicas ou reflexão em tempo real (espelhos), etc.

Para descobrir esta informação, o procedimento é bem simples. No roteiro a seguir, estou assumindo que o seu cliente está configurado para português:

1. Execute o cliente do Second Life.
2. No menu Editar, clique em Preferências.
3. A caixa de diálogos de preferências será exibida. Clique no botão Sobre existente na parte inferior da janela.
4. A informação que buscamos será exibida na janela About Second Life. Transcrevo a seguir o texto presente na janela:

Second Life 1.21.6 (99587) Oct 14 2008 17:42:25 (Second Life Release)
Release Notes
CPU: Intel Pentium 4 Northwood (2393 MHz)Memory: 1535 MBOS Version: Microsoft Windows XP Service Pack 2 (Build 2600)Graphics Card Vendor: NVIDIA Corporation
Graphics Card: GeForce FX 5500/AGP/SSE2
OpenGL Version: 2.1.2
libcurl Version: libcurl/7.16.4 OpenSSL/0.9.7c zlib/1.2.3J2C Decoder Version: KDULLMozLib Version: [LLMediaImplLLMozLib] - 2.01.18884 (Mozilla GRE version 1.8.1.13_0000000000)



Nota: Para escrever esta dica, estou utilizando uma máquina de testes (enquanto meu notebook não retorna do seu passeio pela fábrica da HP nos Estados Unidos). Como você pode perceber, ela não possui um hardware apropriado para executar simultaneamente o cliente do Second Life, várias janelas do navegador, o Photoshop CS 3, por vezes o Visual Studio 2008 onde crio os scripts usados no site, o SQL Server 2008 que utilizo em outros projetos e etc. Para que o uso do SL não se torne um exercício de masoquismo em cenários como este, o segredo é configurar os gráficos de acordo com a capacidade da máquina e só aumentar a qualidade na hora de capturar snapshots. E de vez em quando, levantar para tomar um cafezinho...


Fonte: Second Life Radar

0 comentários: