Ao criarmos o Second Life Radar (cuja tradução para o português significa Radar da Segunda Vida), o nosso objetivo foi o de construir desde o príncipio um local específico para tratar de mundos virtuais em geral e não apenas do Second Life, que obviamente se destaca por ser o mais completo dentre os que já experimentamos até hoje.
Por este motivo, vamos começar a falar hoje sobre outros mundos partindo do Twinity, um metaverso que ainda está em beta e que possui recursos bastante interessantes como o suporte a voz e a capacidade de criar rostos de avatar a partir de fotografias pela própria aplicação cliente, mas que ainda apresenta graves problemas que comprometem o seu uso em grande escala. Note que em nenhum momento esquecemos que o Twinity ainda está em fase de testes e que todos os mundos virtuais tendem a passar por problemas de performance até a estabilização do código.
Como estamos iniciando na nova plataforma, não esperem uma análise avançada dos recursos e nem livre de incorreções, combinado? O que prentendemos agora é simplesmente sinalizar a sua existência e convidar usuários mais avançados a participar do Second Life Radar contando as suas experiências e experimentações neste mundo virtual.
Para criar a sua conta no Twinity, visite o site oficial em:
http://www.twinity.com/
O primeiro susto que tomamos, especilmente nós brasileiros que somos profundos apreciadores da beleza feminina, é a silhueta dos avatares femininos presente nas imagens. Abstraia este detalhe, pois também tivemos a Ruth no passado do Second Life e felizmente é possível reverter essa ausência de curvas produzindo formas mais atrativas.
Após se cadastrar, será necessário baixar o programa cliente do Twinity que só está disponível por enquanto para o Windows XP e Windows Vista. Como o software foi escrito em Visual C++, é possível que ele seja portado no futuro para o Linux e para o MacOS X. Note que além da limitação em relação ao sistema operacional, ainda pesa contra o Twinity o fato do instalador do cliente ter 115 MB. :(
Uma vez instalado o cliente, é chegada a hora de se logar no novo mundo. Como esperado, somos transportados para um local chamado Twinity Welcome Area. Veja na imagem a seguir:
A primeira coisa que notamos é a de que a interface do cliente do Twinity é muito limitada para os usuários acostumados com o grande número de opções disponíveis no cliente do Second Life. Ela compreende um menu posicionado no topo à direita e uma barra de botões centralizada na tela, que oferece funcionalidades básicas como busca de lugares e avatares, envio de mensagens, edição de aparência e alguns recursos mais avançados como a possibilidade de gravar vídeos e de criar rostos a partir de fotografias.
À exemplo de outros mundos virtuais, o Twinity suporta tanto o chat aberto, vísivel para todos os usuários que estiverem próximos do interlocutor quanto o envio de mensagens privadas, com um detalhe interessante: você só pode enviar MI para avatares cadastrados na sua lista de amigos. Para adicioná-los a sua lista, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o avatar em questão e usar a opção presente no menu de contexto.
Por enquanto ainda não há muitos lugares relacionados ao Brasil e nem mesmo muitos brasileiros cadastrados, mas como todo novo território, é um mundo a ser desbravado, o que pode ser particularmente interessante para todos aqueles que possuem skill de empreendedor. Para atrair os interessados em obter lucros com o programa, o Twinity também possui uma economia baseada na sua própria moeda, o Global.
Voltaremos a falar mais sobre o Twinity em futuros posts. Vale ressaltar que a comparação direta com o Second Life é inevitável e serve como um parâmetro de referência para muitos dos nossos leitores. Gostaríamos de registrar uma vez mais o convite a todos aqueles que já participam ativamente do Twinity, de compartilhar as suas experiências publicando-as através do Second Life Radar.
Fonte: Second Life Radar
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
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