Dominando o Second Life - Tudo que você sempre quis saber, em um único livro!
 
Pesquisa personalizada

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Saiba como os griefers conseguem produzir lag de forma intencional!

Griefer é um termo usado no metaverso do Second Life para designar aquele usuário com “espírito de porco” que ao invés de aproveitar o que o mundo virtual tem de melhor, fica tentando criar novas formas de prejudicá-lo para conseguir seus “cinco minutinhos de fama” ou quem sabe criar problemas que atrapalhem os negócios de seus concorrentes. Esse tipo de baderneiro consegue gerar lag (lentidão no sistema) de maneira deliberada pelo uso excessivo de problemas que são amplamente conhecidos pela comunidade de desenvolvedores. Dentre os maiores causadores de lag podemos citar:

  • Objetos programados para se multiplicarem continuamente até atingir o limite de primitivas suportadas pela região.
  • Uso de scripts que produzem partículas.
  • Um número muito grande de deformações em primitivas tornando-as complexas demais
  • Presença de um número considerável de bots.
  • Scripts que geram cálculos muito complexos que são demorados para processar ou que utilizam muitos listeners e timers que são chamados continuamente em intervalos de tempo muito curtos.

O emprego de algumas das técnicas que mencionamos pode indicar tanto a imperícia de um construtor ou scripter iniciante como a ação de um griefer passível de punição. Saiba que dependendo da gravidade do caso e dos prejuízos acarretados, os fatos serão apurados e uma vez identificado o culpado, o resultado pode banimento e processo.

Àqueles que estão estudando LSL agora com a idéia de criar “bombas virtuais” no futuro, deixamos um recado: não há mérito nenhum em criá-las, uma vez que objetos programados com esta finalidade não representam nenhum desafio intelectual para quem domina a linguagem.

E saiba que enquanto você estiver perdendo o seu tempo fazendo isso, haverá aqueles que estarão trabalhando em projetos muito mais interessantes como a réplica de uma cidade, de um caça, de uma moto ou Jet-sky, de uma cachoeira e tantos outros. Trabalhos cujo resultado final irão demonstrar a capacidade do construtor/scripter e conquistar facilmente o reconhecimento de outros residentes e quem sabe alguns milhares de Linden Dollares. Pense nisso e use a sua capacidade para o que de fato vale a pena!

0 comentários: